quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um Posfácio ao Livro de Receitas do Anarquista

ZERO e a combustão humana espontânea


O ator nova-iorquino Brian Townes anuncia ZERO (a postscript to the anarchist cookbook) e o fenômeno da combustão humana espontânea.


O Livro de Receitas Anarquistas foi escrito por Wiliam Powell em 1971

O Coletivo Pequenos Conteúdos, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, terá na edição de 2013 a presença do ator nova-iorquino Brian Townes. A convite do diretor e dramaturgo Don Correa, Brian apresenta o monólogo em inglês “ZERO (a postscript to the anarchist cookbook)”.

O livro de receitas do anarquista, primeiramente publicado em 1971, é um livro que contém receitas e instruções para a fabricação de explosivos, drogas "recreativas", equipamentos rudimentares de perturbação das telecomunicações e outros itens perigosos e ilegais. No entanto, em ZERO o fenômeno da combustão humana espontânea é o que motiva um “posfácio”, no qual através de uma estrutura não linear de impossível lastro narrativo, o falante em cena anuncia seu posfácio anônimo.


A combustão humana espontânea  em ZERO.

Um menino que brinca com um cão / o cão morde o menino / o pai mata o cão com um golpe de martelo. Um homem que constrói uma bomba com ingredientes caseiros. Algo/alguém que fala de uma janela qualquer, de uma esquina qualquer. Em comum: aquilo que pulsa entre o interior/exterior e ameaça, a qualquer momento, incinerar o falante.

 A causa do fenômeno não pode ser interna ou externa, ela advém de outra instância, entre o interior e o exterior, porém parte indissociável de seu efeito. Se algo queima porque há chamas ou há chamas porque algo queima - ZERO trata não disso, mas sim da espontaneidade da auto-combustão em si.



"the question is not to break the eggs to make an omelet,
the question is for the eggs to break themselves to aspire omelethood"
(william powell, the anarchist cookbook)


coletivo pequenos conteúdos (TUC)
festival de teatro de curitiba
2,3,4,5,6 de Abril
ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada)

(espetáculo em inglês, sem legendas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário